A disciplina de educação física como componente curricular vai além da aplicação de práticas fisico-desportivas . Ela deve visar sobretudo, a formação integral do aluno no que diz respeito as suas qualidades físicas, sociais, psíquicas e morais.
Concientizar o aluno a respeitar os limites de seu corpo, assim como despertá-lo para suas potencialidades no campo intelectual, físico e desportivo é papel fundamental da Educação Física Escolar.
É através da educação física escolar que o aluno adquire uma formação esportiva consciente, crítica e reflexiva, o que o torna mais independente, lhe proporciona maior autonomia e inclusão no meio sócio-desportivo.
Certamente, a disciplina de educação física é a que tem maior poder de sociabilização. Porém, deve-se ter o máximo cuidado para que seja ministrada de forma inclusiva e desta forma não venha, de maneira alguma, melindrar o educando levando-o à marginalização.
Estimular, incentivar e principalmente conscientizar o aluno para as benesses da prática físicos-desportivas, alem da valorização do educando é papel fundamental do professor de Educação Física.
No que diz respeito a metodologia da Educação Física Escolar temos que ter presente que dentro da disciplina, a parte formativa, desportiva e o lazer não podem ser dissociadas. Sendo assim, o ludismo deve preponderar na sua prática.
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